eng
competition

Text Practice Mode

Parte da Segunda Guerra Mundial em Texto

created Apr 11th 2022, 14:56 by Irakzera


1


Rating

1533 words
4 completed
00:00
Segunda Guerra Mundial
 
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945. Caracterizada como um conglito em estado de guerra total (no qual mobilização de tods os recursos para a guerra), a Segunda Guerra Mundial fez Aliados e Eixo enfrentarem-se na Europa, África e Oceeania. Após seis anos de conflito, mais de 60 milhões de pessoas morreram.
 
Resumo sobre a Segunda Guerra Mundial
 
•A Segunda Guerra Mundial estendeu-se de 1939 até 1945
•O conflito resultou morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, embora existam estatisticas que sugiram que a guerra provocou mais de 70 milhões de mortos.
•O estopim para a deflagação da guerra foi a invasão da Polônia pelos alemães em de setembro de 1939.
•A guerra iniciou-se na Europa, mas espalhou-se pela África, Ásia e Oceania e contou com envolvimento de nações de todos os continentes, inclusive o Brasil.
•Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou a derrota do Eixo.
•Os grupos que se enfrentaram na guerra foram:
 ○Os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e  
 ○O Eixo (Alemanha. Itália e Japão).
 
•Esse conflito ficou marcadopor uma série de acontecimentos impactantes, tais como Massacre de Katyn, o Holocausto, O Massacre de Babi Yar e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
•Teve fin oficialmente em 2 de setembro de 1945, quando os japoneses asssinaram um documento que reconhecia sua rendição icondicional aos americanos (os nazistas renderam-se aos Aliados em maio dae 1945).
 
Causas da Segunda Guerra Mundial
 
A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha refletia diretamente na ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da Alemanha em 1933. A ação dos nazistars resultava, em grande parte, da insatisfação de uma parte radicalizada da sociedade alemã com o desfecho da Primeira Guerra Mundial.
 
Ao final da Primeira Guerra Mundial, consolidou-se fortemente na sociedade alemã uma ideia de que a derrota na guerra havia sido injusta. Somado a isso, havia também a grande humilhação que a Alemanha sofreu com o Tratado de Versalhes, acordo que pôs fim à Primeira Guerra e que proibia a Alemanha de ter navios e aviões de guerra, limitou ao número de 100 mil os soldados de infantaria, obrigou a nação alemã a pagar uma indenização altissima e a entregar suas colônias para aqueles que a derrotaram.
 
Para piorar, na década de 1920, durante a República de Weimar, a Alemanha encarou uma crise econômica durissima, que levou o país à falência. Essa crise foi agravada com a Crise de 1929, que, por sua vez, reforçou a crise da democracia liberal e fomentou movimentos autoritários e fascistas pela Europa. O fascismo italiano e o nazismo alemão são os grandes exemplos.
 
Os nazistas ocuparam o poder da Alemanha em 1933, e Adolf Hitler, o lider do partido nazista inicou uma campanha de recuperação da Alemanha, de doutrinação da população e de perseguição às minorais. A Alemanha, ao recuperar a sua economia, partiu para o rearmamento um desafio claro às determinações do Tratado de Versalhes. Franceses e ingleses nada fizeram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma nova guerra, experiência essa que queriam evitar ao máximo.
 
À medida que a Alemanha fortaleceu-se militarmente, Hitler deu início ao seu expansionismo territorial, A ideia dele era construir o levensraum, o "espaço vital" que os nazistas tanto almehavam. Esse conceito consistia basicamente em formar um império para a Alemanha em territórios que historicamente haviam sido ocupados por germânicos. Esse era o Terceiro Reich, um império dedicado exclusivametne para os arianos (ideal de raça pura dos nazistas) e que sobreviveria à custa da exploração dos eslavos.
 
O expansionismo germânico ocorreu em três momentos distintos. Inicialmetne foi realizada a invasão e anexação da Áustria, evento conhecido como Anschluss e que ocorreu em 1938. Em 1939, os alemães manifestaram o interesse de invadir e anexar os Sudetos, região da Checoslováquia. Após negociações condizudas por britânicos e franceses, os alemães tiveram autorização para anexar os Sudetos (acabaram anexando quase toda a Checoslováquia). Por fim, veio a Polônia. Esse país do Leste Europeu haviasurgido ao final da Primeira Guerra em territórios que anteriormente pertencial aos alemães e aos russos.
 
A retórica de Hitler contraos poloneses endureceu-se em meados de 1939. A invasão da Polônia, no entanto, não seria aceita por ingleses e franceses. Ambos os países haviam exigido de Hitler, durante a Conferência de Munique, que suas ambições territoriais encerrasem-se na Checoslováquia.  
 
Hitler, no entanto, não esperava que os ingleses e franceses fossem reagir aos seus movimentos. Em de setembro, ordenou a invasão da Polônia utilizando como justificativa um suposto ataque polônes na fronteira com a Alemanha (o ataque foi forjado pelos nazistas). Dois dias depois, britânicos e franceses responderam à agressão alemã contra a Polônia com uma declaração de guerra, Esse foi o início da Segunda Guerra Mundial.
 
Combatentes da Segunda Guerra Mundial
 
A Segunda Guerra Mundial contou com o envolvimento de dezenas de países. Os participantes da Segunda Guerra Mundial podem ser agrupados em dois grupos.  
 
  Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos eram os membros principais;
  Eixo: Alemanha, Itália e Japão eram os membros principais.
 
Naturalmetne, ao longo da guerra, diversos outros países foram tomando partido e juntando-se a um dos dois lados que estavam na luta. Do lado dos Aliados, por exemplo, lutaram o Canadá, o Brasil, a Austrália, a China, a Holanda etc. No Eixo, atuaram nações como Hungria, Romênia, Croácia etc. É importate mencionar que em diversos locais que os nazistas pisaram houve colaborismo, mas também houve resistência.
 
Um símbolo do colaboracionismo com os nazistas foi Vidkun Quisling, Nazista da Noruega que organizou o plano de invasão de seu próprio com os alemães. Símbolos de resistência contra os nazistas foram, por exemplo, os guerrilheiros (partisans) da Bielrrússia (conhecida atualmente como Belarus) que organizaram forças nas florestas de seu país e atuaram por anos sabotando os nazistas.
 
Fases da Segunda Guerra Mundial
 
A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases para melhor entendimento dos acontecimentos do conflito, a saber:
 
•Supremacia do Eixo (1939-1941): nesas fase, tornaram-se notórios o uso da blitzkrieg e a conquista de diversos locais pelas tropas da Alemanha. Além disso, na Ásia, os japoneses conquistaram uma série de territórios dominados por britânicos, franceses e holandeses.
 
Equilibro das forças (1942-1943): nessa fase, os Aliados conseguiram recuperar-se na guerra, tanto na Ásia quanto na Europa, e equilibraram forças com os alemães. Essa fase ficou marcada pela indefinição de quem ganharia o conflito.
 
Derrota do Eixo (1944-1945): nessa fase, o Eixo estava em decadência. A Itália foi invadida; Mussolini, deposto; os alemães e japoneses passaram a ser derrotados sucessivamente e ambos os países entraram em colapso.
 
A guerra, confirme mencionado, foi iniciada quando os alemães invadiram a Polônia em de setembro de 1939. A partir desse momento, os alemães inicairam a utilização de uma tática que se destacou no conflito: a blitzkrieg. Essa palavra em alemão significa "guerra-relâmpago" e consistia, basicamente, em uma tática em que a artilharia e infantaria faziam ataquem coordenados contra as linhas adversárias com o objetivo de abri-las. A partir da abertura das linhas, a infantaria e os brindados faziam rápidas movimentações no território para penetrar na brecha que foi aberta.
 
Entre 1939 e 1941, os alemães conquistaram Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, França, Lugoslávia e Grécia. Nesse periodo, as conquistas aconteciam em uma velocidade assombrosa, com as forças alemãs passsando a dominar grande parte do continente europeu.
 
Em 1941, a Alemanha parecia invencível, e os alemães organizaram o seu plano mais ousado em toda a guerra: a Operação Barbarossa. Essa operação consistia em corrdenar a invasão do grande adversário dos alemães na Europa: o bolchevismo soviético. Até esse momento, ambas as nações estava em paz, pois, em 1939, haviam assinado um pacto de não agressão, em que concordavam em não lutar entre si durante um periodo de 10 anos.
 
A invasão da União Soviética aconteceu em 22 de junho de 1941, e o plano dos alemães era conquistar o país em oito semanas. O fracasso dos alemães nesse sentido destruiu toda e qualquer possibilidade de o fazerem em longo prazo, pois a Alemanha não tinha recursos e nem dinheiro para uma guerra de linga duração contra os soviéticos.
 
Os alemães tinham três objetivos: Moscou, Leningrado e Stalingrado. A capital soviética quase foi conquistada (Moscou) porque os alemães chegaram a poucos quilômetros dela, mas falharam. Leningrado foi cercada pelos alemães durante 900 dias e deixada para morrer de fome - os relatos sobre a fome na ciadde mostram o desespero da população diante da falta de alimento.
 
O ponto-chave da Segunda Guerra Mundial aconteceu em uma cidade do sul da União Soviética (sul da atual Rússia) que fica às portas do Cáucaso e à beira do rio Volga: Stalingrado. A conquista dessa ciadade era crucial para os alemães garantirem o controle sobre os poços de petróleo do Cáucaso, além de ser simbólico conquistar a cidade que levava o nome do líder da União Soviética, Josef Stalin.
 
 

saving score / loading statistics ...