eng
competition

Text Practice Mode

5 dicas para manter o foco nos estudos para concursos

created Jan 3rd 2019, 19:11 by Pedro Sodre


0


Rating

500 words
13 completed
00:00
Estudar, para muitos, não é um das tarefas mais prazerosas e esse entendimento por si só, ajuda na autossabotagem mesmo sem que possamos nos dar conta.
Manter o foco nos estudos e a determinação são essenciais para o sucesso de qualquer tarefa. Quando se trata dos concurseiros, a responsabilidade aumenta.
Podemos elencar alguns comportamentos que favorecem a dispersão na hora do estudo, diminuindo ou zerando o nível de concentração. vejamos alguns desses comportamentos:
Não priorizar as tarefas e fazer uma atividade de cada vez
 
Como o mundo é corrido e tantas demandas que surgem ao mesmo tempo, é natural desejarmos atender a tudo e a todos para que o nível de satisfação de nossos cliente e/ou chefes, se mantenha alto.
 
Mas não é por aí! Cuidado para não começar várias tarefas e no final do dia, não terminar nenhuma. Com relação aos estudos acontece o mesmo: não adianta pegar vários livros, de várias disciplinas. Com muitas informação sem um foco, não como apreender a informação. Uma coisa de cada vez é o segredo do sucesso!
Distrações ao redor
 
Se você é uma pessoa que precisa de silêncio para estudar, não insista em fazer isso no refeitório do seu trabalho ou na sala da sua casa com a televisão ligada. Você “acha” que está entendendo, mas o cérebro não está retendo nada. Procure se dedicar para aquele momento.
 
Uma mesa e cadeira apropriada, onde seus pés fiquem repousados confortavelmente no chão, uma cadeira que lhe conforto na região lombar, uma luz adequada, que não faça sombra em cima do livro e silêncio! Para garantir a concentração, faça pequenos resumos e escrevas frases que sedimentem aquele assunto.
10 dicas para se dar bem no seu concurso
Celular/e-mail
 
Quem resiste aquele toque ou um simples alerta de nova mensagem?? mesmo que você esteja concentrado no estudo, não vai aguentar e vai atender ou ler o que chegou e aí, pronto! uma coisa emenda a outra e se foi seus preciosos minutos. Para não cair em tentação, coloque seu celular no modo avião.
 
Na vibração não basta. se ele tremer você vai ficar pensando ao invés na matéria mas nas possibilidades de quem foi o autor daquela bendita mensagem. Resista! Fique longe do celular naquele período dedicado ao estudo.
Alimentação
 
Vamos começar a estudar e na hora da vontade de quê? comer! lembre-se tudo acontece para tirar você de uma tarefa que pode não ser tão prazerosa. Uma sugestão é que você faça um lanche antes e, se ficar mais de três horas estudando, faça outro intervalo nesse período. Como alguma coisa leve, estique as pernas, uma espreguiçada e volte revigorado aos livros.
Sono
 
Ele sempre chega principalmente quando não é convidado. Se você começou a estudar um assunto que não lhe parece atrativo, o sono vem. Mude o método. Faça anotações, leia em voz alta, grave no seu celular para escutar depois, leia como se estivesse explicando o conteúdo para alguém. Isso ajuda a espantar a pálpebra pesada!

saving score / loading statistics ...